quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2ª etapa do concurso de leitores






Concurso de leitura LER é BOM DEMAIS!
TURMA 41
            A literatura infantil nos oferece uma diversidade de oportunidades e subsídios para estabelecer ligações interdisciplinares nas diversas áreas do conhecimento: história, geografia, linguagem, artes, entre outras. Através da leitura em sala de aula pode-se despertar no educando, de forma prazerosa, o senso crítico, para que ele possa “ aprender a dizer sua palavra”. Isso é extremamente importante, pois ao saber ler e entender o que se lê, o aluno apresenta maior facilidade, não só no Português, mas nas demais áreas do conhecimento.
            Apesar da crescente expansão editorial que a literatura infantil vem passando, a educação vem enfrentando um grave problema: a falta de interesse pela leitura. Em pesquisas sobre déficit de leitura entre jovens e crianças foi constatado que a culpa pela falta de interesse se divide entre a escola, que utiliza-se de livros normalmente com a finalidade de transmitir conhecimentos e a família que cada vez menos dispensa tempo para a leitura em casa, não fornecendo assim, o exemplo necessário para a criação do hábito nos pequenos.
            Segundo dados oficiais, apenas um em cada quatro jovens e adultos brasileiros consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e relacioná-las com outros dados. Muitos ( + ou - 50%) dos brasileiros são chamados analfabetos funcionais, que mal conseguem identificar enunciados simples, sendo incapazes de interpretar texto mais longo ou com alguma complexidade, o que é preocupante.
            Frente a tudo isso, explorar a literatura infantil em sala de aula consiste em uma forma simples, mas eficaz, de levar o aluno ao mundo da imaginação, da criatividade, da invenção tão viva nas mentes infantis que, infelizmente se perde com o passar dos anos. A livre expressão, o poder da argumentação e a criticidade desenvolvida durante essas atividades são marcas que o aluno leva para suas vivências cotidianas.
                                                                    Professora Marilene          
          O trabalho proposto consiste em incentivar a leitura através de um concurso de leitura, realizado trimestralmente, com regras combinadas com a turma. Este resultado é da 2ª etapa do concurso.


 Parabéns as vencedores da 2ª etapa do concurso de leitores

1ª lugar = Natália
2ªlugar = Julia
3ªlugar = Guilherme
4ªlugar = Alessandra
5ªlugar =  Thainatá
6ªlugar = Kelvin










Nenhum comentário:

Postar um comentário